terça-feira, 16 de janeiro de 2018

O Livro das 1001 Noites (#1) - Opinião


Título: O Livro das 1001 Noites (#1)
Autor: Antoine Galland
Editora: Alêtheia Editores
Capa: Kruella
Nº de Páginas: 110
ISBN: 978-989-99695-7-5

Sinopse:
«Se tivesse existido mesmo, Xerazade teria sido a maior contadora de histórias de sempre. Mil e uma noites a fio, ela contou histórias ao Rei para salvar a própria cabeça - é essa a história de "As Mil e Uma Noites", um dos livros de referência de toda a história da literatura mundial. (...) "As Mil e Uma Noites", estão assim construídas como uma espécie de matrioska, em que as histórias nascem de dentro umas das outras, como que reproduzindo-se entre si. Mas a própria história da história do livro é, em si mesma, uma fabulosa charada, nunca completamente decifrada ao longo dos tempos.»
Miguel Sousa Tavares

Opinião:
"O Livro das 1001 noites" é uma colecção constituída por 7 volumes, com os contos maravilhosos inventados por Xerazade, a filha de um alvazir, que viu a pátrio onde tinha nascido a ser destruída pela tirania do Rei , Xarir. Quando Xerazade decide entregar-se ao rei para ser sua esposa e terminar de uma vez com as mortes das raparigas virgens que o rei esposava e depois na manhã seguinte mandava matar, esta arma um plano para não ter um final tão horrendo como todas as outras jovens, todas as noites a sua irmã mais nova pede a Xerazade que lhe conte uma das suas belíssimas histórias, e desta forma consegue fascinar o Rei e não é morta, pois todas as noites conta uma história diferente, ou acaba a história que tinha começado na noite anterior, sempre com o intuito de salvar a própria vida.
 Neste primeiro volume da colecção ficamos a conhecer a história de Xarir e como se tornou num Rei tão tirano da noite para o dia.
 Durante as 110 páginas deste livro temos a narração de algumas das histórias que Xerazade inventa, a verdade é que são histórias lindas e emocionantes (não chorei com nenhuma prometo :P). Algumas são melhores que outras é verdade, mas dentro de uma história é criada outra e acabamos por ter um enredo de histórias e contos fascinantes, que nos levam a querer terminar de imediato a leitura do livro.
 Nunca pensei conseguir ler tão rápido um livro de contos, (sim eu sei que é estranho porque são contos, mas nunca gostei muito do género), e a realidade é que quando comecei a leitura do livro, não consegui parar até finalizar. É sem sombra de dúvidas um livro lindo não só pela capa mas principalmente pelas suas histórias e pela forma como são narradas, cheias de amor, de força, de esperança, ah e o mais importante todas elas com uma moral no fim que nos faz pensar na vida e em como vivemos dia-a-dia.
 Por estes motivos decidi avaliar este livro com 4 estrelas, não dei as 5 porque realmente não gosto muito do género e não fiquei incrédula com todas as histórias, algumas ficaram aquém das expectativas.

 PS: Se esta coleção ainda se mantivesse à venda recomendava vivamente a lerem, mas se não então procurem uma outra edição pode ser que encontrem e fiquem fascinados com a magia que liberta este livro.

A vossa Gothic Clare

Enviar um comentário