segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Harry Potter e o Príncipe Misterioso - Opinião


Título Original: Harry Potter and the Half-Blood Prince
Autor: J.K.Rowling
Nº de Páginas: 512
Editora: Editorial Presença
Data de Publicação: Outubro/2005
ISBN:978-972-23-3445-7
P.V.P:15,92€

Sinopse:
Voldemort está mesmo de volta! Esta é a terrível confirmação que agita o início do sexto ano na escola de feitiçaria de Hogwarts. O crescente poder maléfico de Voldemort e do seu exército de Devoradores da Morte é cada vez mais visível, não só no mundo dos Muggles. Agora, mais do que nunca, é necessário reunir forças para combater o mal e, para isso, Harry e Dumbledore visitam o passado misterioso de Voldemort e fazem uma descoberta inquietante. Entretanto Harry defronta-se com um novo enigma: quem é o misterioso Príncipe meio muggle meio feiticeiro e qual a sua posição entre as facções que se defrontam? Neste penúltimo livro da série, o tom geral da obra torna-se bastante mais negro que nos livros antecedentes. Harry Potter e o Príncipe Misterioso foi alvo de vários prémios incluindo o British Book of the Year (2006) e o ALA Best Book for Young Adults; entre as várias distinções, recebeu o Oppenheim Toy Portfolio Platinum Seal. Tal como quase todos os livros da série veio a ser traduzido em 67 línguas. O filme, realizado por David Yates, estreou em Julho de 2009.

Opinião:
Apesar de só ser o 2º livro terminado este ano, acho que já posso afirmar que "Harry Potter e o Príncipe Misteriosa" será um dos favoritos do ano.
 Sempre quis ler a série Harry Potter e apesar de ter os livros em casa, nunca me tinha atrevido a pegar neles e a lê-los. Quando comecei a leitura da série no ano passado fiquei muito feliz por finalmente ter tomado a decisão de os ler. E ainda bem que o fiz.
 Para a segunda leitura do ano este é um livro com uma pontuação 5 estrelas por muitos motivos.
 Em 1º lugar, por ser um livro que deixa transparecer todas as emoções presentes em cada linha de cada capítulo, todos os momentos de felicidade das personagens, todos os momentos de angustia, de tristeza, o mistério presente em casa lição dada por Dumbledore a Harry também transparecem os momentos de nervosismo e de preocupação presentes em cada um deles, etc...
 Em 2º lugar, esta é daquelas histórias que quem é apaixonado por fantasia está sempre à espera de encontrar. Um livro cheio de magia, mas que ao mesmo tempo consegue envolver factores tão característicos de um simples "muggle" como por exemplo o descontrolo da adolescência, as paixonetas, as discussões entre amigos, as dificuldades na escola e muitos outros.
 E  por último é daqueles livros que nos apaixonam e nos levam a estar acordados até quase de manhã a tentar acabar a leitura e sem nos sentirmos cansados. Estamos sempre com vontade que mais coisas extraordinárias acontecessem e temos sempre medo de abandonar a leitura e por algum motivo nesse dia não ler-mos aquela parte do livro que tanto esperávamos.
 Neste sexto volume da série deparamos-nos  com algumas das cenas mais difíceis de suportar como por exemplo a morte de Dumbledore. Mas também encontramos momentos extremamente divertidos como os jogos de Quidditch, os momentos em que Ron e Lavander começam a namorar, ou melhor como dizia Ron "a curtir", temos também os momentos com o professor de poções Horace Slughorn, que são muito divertidos. E por último encontramos imensos momentos de mistério de dúvidas, de investigações e de confusões constantes.
 Este é o mundo do Harry Potter, e foi este mundo mágico e mirabolante que apaixonou o público desde o começo. Este é o mundo que me deixa sem palavras a cada livro.
 Recomendo a todos, mesmo os que dizem não gostar dos filmes e por essa razão não irão ler os livros, que deem uma oportunidade a esta série porque não se vão arrepender, garanto! 

A minha quote favorita de todo o livro é a seguinte:
«E soube, sem perceber como, que a fénix partira, deixara Hogwarts para sempre, tal como Dumbledore deixara a escola, deixara aquele mundo... deixara Harry.»

A minha pontuação é de 5 estrelas...

A Vossa Gothic Clare
Enviar um comentário