terça-feira, 23 de janeiro de 2018

A Herança Nazi - Opinião


Título: A Herança Nazi
Autor: Pedro Inocêncio
Editora: Chiado Editora
Nº de Páginas: 478
Data de Publicação: Julho/2017 
ISBN: 978-989-774-783-0
P.V.P: 15,00€

Sinopse:
A Herança Nazi é um invulgar e eletrizante romance histórico, desenhado à imagem da originalidade emblemática do seu autor.   
Depois da sua surpreendente e portentosa obra de estreia, Tudo Acontece Por Uma Razão, Pedro Inocêncio está de volta com um thriller perturbador e desconcertante mas também romântico e ousado, que irá transportar os leitores para uma viagem audaz, onde a ficção se mistura com a realidade e o suspense se combina com o romantismo...
Afonso Mendes médico voluntário da AMI é um homem habituado a viver em sobressalto e a lidar com a dor e o sofrimento humanos, na sua condição mais extrema. Quando uma ousada e estonteante morena o seduz no seu consultório e lhe entrega uma misteriosa chave prateada, o médico está longe de imaginar que irá embarcar na maior e mais perigosa aventura da sua vida... Aquela chave permite que Afonso tome conhecimento da mais ampla manobra clandestina que o mundo alguma vez testemunhara e uma das maiores fraudes da História da Humanidade!
Nome de código: OPERAÇÃO LEIPZIG. Esta operação secreta permitiu que o infame ditador alemão ADOLF HITLER conseguisse escapar de uma Berlim em ruínas, simulando a sua morte e a da sua esposa, Eva Braun. Um acordo sinistro é estabelecido entre Hitlero Vaticano (na pessoa do Papa Pio XII) e o ditador português António Salazar. A bordo de um submarino U-530, O FÜHRER E A SUA MULHER CHEGAM A PORTUGAL nos últimos dias de abril de 1945.
UM TERRÍVEL SEGREDO, QUE ATRAVESSA GERAÇÕES, PODE COLOCAR O MUNDO EM RISCO DE COLAPSO!
Afonso vê agora a sua vida em risco, mas está determinado em revelar ao mundo a verdade há muito ocultada… Estará o mundo preparado?

Opinião:
"A Herança Nazi" é um romance histórico e até Thriller (poderia se dizer) que nos dá a conhecer a história do médico voluntário da AMI, Afonso Mendes. Um dia recebe a visita no seu consultório de uma morena, tal com diz na sinopse, estonteante e ousada, que o seduz e lhe entrega uma misteriosa chave e uma carta. Esta morena é a enfermeira Ana, mais uma das personagens principais e mais importantes da história.
 Ao receber esta chave, o doutor Afonso não imagina que irá embarcar numa das mais perigosas aventuras da sua vida.
 O livro começa no fim de Abril de 1945, quando as tropas aliadas invadem Berlim e a 2ª Guerra Mundial está no fim. Durante alguns capítulos ficamos a conhecer os pormenores sobre uma das maiores operações clandestinas de todos os tempos, a operação Leipzig. Esta operação destaca principalmente a fuga de Adolf Hitler de Berlim, fingindo o seu suicídio.
 Quando fogem todos os seus seguidores mais próximos pensam que ele irá fugir com eles para a Argentina, Hitler dá-lhes a volta e refugia-se durante um par de meses em Portugal, num herdade em Elvas, Alentejo, com a ajuda do Vaticano, na pessoa do Papa Pio XII.

 Esta é daquelas histórias apaixonantes, cheia de mistérios e de surpresas, que nos fazem querer ler mais e mais. Durante toda a leitura fiquei várias vezes surpreendida com o desenrolar da ação, pois aquilo que eu pensava que iria acontecer afinal não era bem assim.
 Muitas curiosidades sobre a possibilidade de Hitler ter sobrevivido e fugido de Berlim fazem com que a história se torne ainda mais intensa e electrizante do que eu estava à espera.
 Adorei a escrita do autor, a verdade é que me fez lembrar muito a escrita da dupla Lars Kepler, cheia de surpresas, com muito mistério, no final dos capítulos deixa sempre (ou quase sempre) a dúvida do que irá acontecer a seguir, vai saltando a ação de umas personagens para outras e isso torna ainda melhor todo o enredo da história.
 Apesar de não incidir tanto no tema do Holocausto / 2ª Guerra Mundial como pensava, ficamos a conhecer vários pormenores consoante vamos lendo o livro, o autor disponibiliza vários pormenores importantes sobre a fuga de Hitler. 
 Acho que todos os que gostam de romances históricos, de thrillers e principalmente do tema 2ª Guerra Mundial / Holocausto, deveriam ler este livro extraordinário. Acreditem que vale a pena!!!!

A Minha Avaliação: 5 estrelas

A Vossa Gothic Clare

Enviar um comentário