quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Oposição - Opinião


Título: Oposição (Série Stellium)
Autor: Thaísa Lixa
Nº de Páginas: 526
Editora: Chiado Editora
Data de Lançamento: Fev, 2016
ISBN: 978-989-51-6759-3
P.V.P: 16,00€

Sinopse: 
A Oposição acontece quando dois ou mais planetas estão opostos em um ângulo de aproximadamente 180 graus, e tal ocasiona em conflitos internos, tensões, desgastes e o grande desafio é conseguir manter o equilíbrio entre essas energias.
Em uma dimensão chamada Constelação, são os supremos Deuses do Inferno que controlam e ditam as regras da sociedade, amedrontando os humanos e os deixando dóceis perante seus poderes nessa e em todas as outras dimensões que existem pelo o Universo.
Entretanto, por conta de uma traição, o Deus principal e líder, Ahriman, decretou uma lei que jamais poderia ser quebrada: Ele definiu que as diversidades genéticas não existiriam; o que faria a população ter uma aparência padronizada de olhos e cabelo castanho-escuros ou negros.
E assim era, até o nascimento da jovem Lilith, uma menina de cabelo loiro e olhos azuis, acompanhada de uma beleza estonteante e que atraía olhares de todos à sua volta, por sua singularidade e magnetismo pessoal. Tratada desde perfeição até aberração pelas pessoas de seu mundo, Lilith tenta sobreviver em meio a tanta gente intolerante. De uma coisa ela não tinha dúvida: havia sido amaldiçoada. Só mesmo este fato explicaria o motivo de ter nascido com a aparência proibida e de ter macabros pesadelos todas as vezes que dormia.
Lilith pensava isso consigo mesma, não tendo a real dimensão do quanto suas suposições eram verdadeiras.

Opinião:
Antes de mais tenho que agradecer à Chiado por me terem enviado mais um excelente livro e por continuarem a ser uma editora extremamente prestável para com os bloggers.
 No livro "Oposição" ficamos a conhecer um mundo completamente diferente do nosso, que é formado com dimensões, uma das quais se chama Constelação e onde os humanos vivem livremente. Nesta dimensão encontramos duas das personagens principais, uma delas sendo Lilith, a personagem mais importante da história.
 Este mundo é dirigido pelos Deuses do Inferno, que são 5 no total e que o mais poderoso e importante é Ahriman. Ahriman é o Deus mais temido e aquele que vai atormentar Lilith desde a sua infância.
 Mas a história não é tão simples assim.... À vários milénios atrás Ahriman conheceu uma humana linda, de olhos azuis e cabelos loiros, que o deixou louco. Mas esta humana não iria facilitar  a vida do Deus, ela conquistou-o e depois acabou por traí-lo. Esta humana chamava-se Lilith. Depois de isto ter acontecido Ahriman decidiu banir de imediato todas as pessoas com cabelos loiros e olhos azuis.
 Quando ao fim de tantos milénios nasce de novo uma menina com estas características, a vida de toda a sua família fica em perigo e terá um rumo muito diferente daquele que eles queriam.
 Lilith, a menina de Constelação, quando ainda era menor de 10 anos (idade em que as crianças ficavam a conhecer tudo sobre os Deuses), começa a ter pesadelos terriveis com Eles, em especial com Ahriman, pesadelos estes que para ela é uma premonição daquilo que será o seu futuro (ser levada para o Inferno por Ahriman). A partir daqui ela entende que está amaldiçoada e que a sua vida nunca será normal.... e tem razão.

 Depois de ter terminado de ler este livro fiquei com algumas dúvidas sobre se iria ou não escrever logo a opinião, mas a verdade é que é melhor escrever quando temos tanto que queremos dizer do que esperar e depois não dizer nada de jeito.
 No princípio estava a gostar muito da leitura e de conhecer um mundo tão diferente, mas quando comecei a chegar a meio do livro comecei a ter outro tipo de sentimentos. O que significa que estou com algumas contradições na minha cabeça.
 O facto de ter gostado muito do livro, de achar que a escrita da autora é fantástica, o facto de a autora não deixar pontas soltas e de as personagens estarem muito bem caracterizadas, o que simplifica em muito a memorização das mesmas e os seus nomes, é a parte boa destas contradições.
A parte má é que houveram alguns factores que me levaram a não gostar tanto do livro ao ponto de dar 5 estrelas:
 Em primeiro lugar achei que Lilith é uma menina muito distraída, inocente, extremamente masoquista (principalmente quando conhece Seth e Nathan e percebe e tem outro tipo de sentimentos por eles) apesar de ser tão inocente , também a achei muito tonta e muito criança para os seus 15 anos de idade.
 Em segundo lugar não gostei muito de a Chiado não ter traduzido o livro do Português do Brasil para o Português de Portugal, isto fez com que a leitura fosse mais lenta e no início tivesse sido complicado me concentra na leitura e esquecer que estava a ler em Brasileiro.
 Em terceiro lugar não gostei muito do facto de a numeração das páginas ser diferente, as da esquerda estão paralelas à imagem do livro e as da direita estou com um tipo de letra diferente.
E em quarto lugar acho que este tipo de fantasia é demasiado Dark para mim, na realidade pensei quando pedi o livro que seria uma fantasia comum, mas Dark Fantasy nunca pensei.

 No fim do livro fiquei a saber três coisas que para mim são bastante importantes, para ter vontade de ler o próximo volume:
 1º - Lilith é muito mais importante para a história do que aquilo que poderíamos pensar no princípio;
 2º - Seth e Nathan escondem um segredo enorme e que iremos ficar a conhecer no fim, pelo menos de uma forma geral;
 3º - Lilith não vê o seu pesadelo realizar-se, por agora....

 No fim acabei por gostar muito do livro e acho que vale muito a pena ler.
 Estou com muita vontade de ler o próximo volume da série Stellium , que espero que seja publicado em breve.

A minha avaliação: 4 estrelas

A vossa Gothic Clare


Enviar um comentário