sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Harry Potter e a Ordem da Fénix - Opinião


Título Original: Harry Potter and the Order of the Phoenix
Autor: J.K.Rowling
Nº de Páginas: 752
Editora: Editorial Presença
ISBN: 978-972-23-3100-5
P.V.P: 21,90€

Sinopse: O Verão que antecede o quinto ano na Escola de Feitiçaria de Hogwarts tem sido mais insuportável que o costume para Harry Potter. O facto de ter agora 15 anos e de ter de lidar com a rebeldia da adolescência também pouco ajuda. Para cúmulo, as cartas de Ron e Hermione são raras e muito vagas... Harry está atento aos indícios do poder crescente de Voldemort, e estes não demoram a manifestar-se. Parece impossível, mas Harry é emboscado por Dementors naquele bairro absolutamente muggle! Para salvar a sua vida e a do primo Duddley, Harry não tem outra hipótese senão recorrer à magia, mesmo sabendo que isso lhe pode valer a expulsão de Hogwarts. Esse ano vai ser particularmente duro, facto a que não é alheia a existência de uma profecia que Voldemort quer desvendar. Felizmente surge uma luz ao fundo do túnel: um antiga ordem secreta, da qual os pais de Harry fizeram parte, voltou a organizar-se... Este quinto volume da série fez surgir uma acesa polémica religiosa iniciada por grupos cristãos e que se estendeu aos países árabes, mas entretanto novos países adquiriram os direitos de tradução e as vendas subiram em todo o mundo. Harry Potter e a Ordem da Fénix recebeu vários prémios, incluindo o American Library Association Best Book for Young Adults em 2003. O filme baseado neste volume estreou em 2007, com realização de David Yates.

Opinião: Este é mais um livro extraordinário da série Harry Potter. 
Dos 5 livros que li até agora da série este foi o meu favorito, pois todas as mudanças que se verificam do livro para o filme, acrescentam uma magia diferente que não existe, para ser sincera, no filme. Deixo-vos agora algumas das diferenças que foram mais notórias e que foram mais interessantes para mim:
1- A entrada do Ron na equipe de Quidditch: no filme acontece neste volume enquanto no filme só acontece no 6º.
2- A conversa entre Harry e os Tios no início do livro, logo após o ataque dos dementors.
3- O momento em que a professora Trelawney é despedida e a entrada de um centauro como professor substituto.
Apesar destas também existem muitas outras que para saberem têm que ler o livro!!
Durante toda a leitura senti que estava envolvida no universo de Harry Potter, com a magia que todos os livros nos transmitem.
No livro não se sente tanto aquela aura negra que vemos nos filmes, por causa do regresso de Voldemort.
Podemos também ficar a conhecer muitas novas personagens, como por exemplo a Luna.
É sem sombra de dúvidas um livro fantástico e que apaixona qualquer um.
Aconselho vivamente a leitura desta série e deste livro.


Avaliação: 5 estrelas

PS: Depois de um comentário nesta publicação, decidi fazer algumas mudanças no que tinha escrito.

A vossa Gothic Clare


Enviar um comentário