sábado, 30 de setembro de 2017

Também isto Passará - Opinião


Título Original: También Esto Pasará
Autor: Milena Busquets
Nº de Páginas: 120
Editora: Jacarandá
Data de Publicação: Setembro 2015
ISBN: 978-989-8752-89-5
P.V.P: 11,90€

Sinopse: Quando Blanca era pequena, para a ajudar a ultrapassar a morte do pai, a sua mãe contou-lhe uma lenda chinesa. Uma lenda sobre um poderoso imperador que convocou os sábios e lhes pediu uma frase que se aplicasse a todas as situações possíveis. Depois de meses de deliberações, os sábios apresentaram uma proposta ao imperador: «Também isto Passará.» E a mãe acrescentou: «A dor e a mágoa passarão, como passam a alegria e a felicidade.»
Agora morreu a mãe de Blanca, e este romance, que começa e termina num cemitério, fala da dor da perda, do peso dilacerante da ausência.
Milena Busquets transforma experiências pessoais em literatura e, partindo do íntimo, consegue criar um romance que rompe fronteiras. E fá-lo porque, através da história de Blanca e da doença e morte da sua mãe, através das relações com os amantes e as amigas, combinando prodigiosamente profundidade e leveza, nos fala de temas universais: a dor e o amor, o medo e o desejo, a tristeza e a vontade de sorrir, a desolação e a beleza de uma paisagem em que se entrevê fugazmente a mãe falecida a passear junto ao mar, porque aqueles que amámos não podem simplesmente desaparecer.

Opinião: Bem vamos tentar dar uma opinião coerente em relação a este livro.
"Também isto passará" fala da perda, da dor, do amor, do pós morte. Neste livro a personagem principal, Blanca, luta diariamente depois da morte da mãe,(por doença prolongada que penso ser Alzheimer ou Esquizofrenia, não tenho a certeza não há grandes explicações no livro), por poder ultrapassar o sentimento de dor e a depressão com que ficou. O livro começa num cemitério e acaba numa carta que Blanca escreve à mãe.
Do livro não há grandes coisas a dizer, durante as 120 páginas vemos constantemente momentos parados, de pensamentos e memórias da Blanca, são poucos os diálogos e os que há não têm muito a acrescentar à história.
A protagonista na minha opinião é quase viciada em sexo, são muitas as vezes em que ela fala do tema e em que nos é dado a conhecer pelos seus pensamentos que não tem problemas em dormir com homens diferentes. Ora com o Ex-marido nº2, ora com o amante, ora com algum amigo que aparece do nada, na verdade não se entende muito a vida de Blanca.
É um livro muito confuso, talvez pela minha vaga idade e por não ter vivido assim tanto relações amorosas. Blanca tem cerca de 40 anos e tem dois filhos cada um de um ex-marido diferente. A relação de Blanca com eles é bastante estranha, assim como a relação de Blanco com os charros, não pensa antes de agir.
Todo o livro é assim o que torna tudo muito mais difícil.
Decidi pontuar o livro com 2,5 estrelas, por um lado não achei mau (com momentos até divertidos), mas por outro para um livro só com 120 páginas foi muito difícil ler e identificar-me com alguma personagem.

A vossa gothic clare
Enviar um comentário