terça-feira, 15 de agosto de 2017

DUNKIRK - Filme - Opinião


Título Original: Dunkirk
Género: Ação, Drama
Data de Estreia: 20/07/2017
Realizador: Christopher Nolan
Atores: Tom Hardy, Cillian Murphy, Kenneth Branagh
País: Reino Unido, França, Holanda, EUA
Duração(min): 107

Sinopse: Do realizador Christopher Nolan ("Interestellar", "A Origem" e a trilogia "O Cavaleiro das Trevas") chega-nos o épico de ação "Dunkirk". Nolan realizou o filme a partir do seu próprio argumento, utilizando uma mistura de tecnologia IMAX e 65mm para trazer esta história para o grande ecrã. "Dunkirk" inicia-se com centenas de milhares de tropas britânicas e aliadas a serem cercadas por tropas inimigas. Encurralados na praia, de costas para o mar, enfrentam uma situação impossível à medida que o inimigo se aproxima.

Opinião: "Dunkirk"conta o momento da 2ª Guerra Mundial em que mais de 300 mil tropas ingleses são resgatados do porto de Dunquerque, em França.
Com a ajuda de civis, as tropas inglesas ainda no seu país vão se dirigir a Dunquerque para tentar resgatar os seus compatriotas, que ficaram encurralados na praia e que são atacados a cada minuto por tropas alemãs.
"Dunkirk" tem uma ação dividida em três fases, a primeira em Terra (onde seguimos a história de Tommy, um soldado que consegue chegar vivo à praia), onde os soldados têm que tentar sobreviver com os ataques de bombas dos aviões alemães, uma segunda fase no ar (onde seguimos a história de um piloto que consegue aguentar no ar quase sem combustível e a ver os seus colegas a despenharem-se), onde aviões ingleses tentam impedir que os alemães ataquem os soldados e os navios de resgate, e uma terceira fase no mar, onde seguimos a história de pai e filho que no momento em que o governo inglês pede a ajuda a todos os civis que tenham embarcações que se dirigam a Dunquerque para ajudar a retirar os soldados, partem sem o apoio da marinha e conseguem salvar uma quantidade incrível de soldados ingleses, principalmente vitimas dos ataques dos caças alemães.
Este foi um dos melhores filmes que eu vi a contarem histórias desta época tão negra a nível mundial, uma guerra onde todos se viram a ser vítimas.
Achei muito interessante a ideia do realizador de mostrar as três fases do resgate e em momentos do dia diferentes, desta forma podemos entender o que ia acontecendo a estas personagens e o que os soldados sentiam, a impotência que sentiam sem poderem fazer nada para lutares contra os alemães, a única hipótese era fugir.
Um grande argumento e uma grande realização.
Aconselho a não lerem o livro primeiro pois acabam por ter alguns spoilers do que irá acontecer no filme, o Joshua Levine indica certos momentos do filme e isso vai estragar um pouco a nossa perspectiva.

A minha avaliação a este filme: 10 Estrelas

A Vossa Gothic Clare


Enviar um comentário