quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Escrever Depois de Auschwitz - OPINIÃO


Título Original: Schreiben nach Auschwitz
Autor: Günter Grass
Editora: Dom Quixote
Nº de Páginas: 52

Sinopse: Este livro contém o discurso que o autor proferiu a 13 de Fevereiro de 1990, no âmbito das Conferências de Poética, na Universidade Johann Wolfgang Goethe, em Frankfurt.
Escrever depois de Auschwitz constitui uma reflexão sentida sobre o «exercício» da arte, bela por definição, após o extermínio levado a cabo pelos nazis.
«Apesar de o meu discurso ter de chegar a um ponto final, não se pode prometer um fim a escrever depois de Auschwitz, a menos que o género humano desista de si próprio»

Opinião: Bem este foi um livro um pouco controverso, isto porque por um lado é sobre um tema que gosto bastante, e por outro simplesmente não é o tipo de livro que gosto de ler...
Compreender a 100% a reflexão de um autor que viveu numa época tão difícil e que assistiu a todo o horror causado pelos nazis é impressionante e complicado de entender. Não é fácil ler um livro onde a cada frase temos que tentar desvendar o que o autor estava a sentir quando proferia essas palavras e muito mais quando temos tantas referências na primeira pessoa sobre o genocídio e sobre o momento do Holocausto.
Como é óbvio eu não posso dizer que para outras pessoas este não seja um bom livro, mas para mim foi uma leitura complicada e que não gostei muito.
Foi por esta razão que dei 2 estrelas no goodreads.

A vossa Gothic Clare   



Enviar um comentário