quarta-feira, 18 de maio de 2016

Gaston Leroux - Biografia


Gaston Louis Alfred Leroux (Paris, 6 de Maio de 1868 - 15 de Abril de 1927) foi um escritor francês, célebre pelo livro "O Fantasma da Ópera", a sua obra-prima.
Cresceu no porto de Valéry en Caux, na Normandia. Mudou-se para Paris, depois de terminar os estudos preparatórios, onde começou a estudar direito, em 1889 estava formado. Depois da morte do seu pai desistiu da faculdade e esbanjou todo o dinheiro herdado em bebidas, mulheres e jogos. Finalmente começou a trabalhar como jornalista em Paris.
As suas obras eram basicamente livros de mistério influenciados por Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle. Sempre mostrou interesse pela escrita e, em 1903 lançou o seu primeiro livro "A busca dos tesouros da manhã". O seu segundo livro foi "O Mistério do Quarto Amarelo", escrito em 1907, e o sucesso que este teve fez com que Leroux tomasse a decisão de largar o jornalismo para se dedicar exclusivamente à carreira literária.
Um outro livro "A Poltrona Maldita": Leroux ataca os membros da Academia Francesa, descrevendo-os como analfabetos que obtinham sucesso e uma cadeira imortal. Após a morte de um académico cada candidato à vaga morria de modo aparentemente natural, mas depois revela que as mortes são causadas em prol de um cientista "maligno".
Em 1908 o escritor muda-se para Nice. Entre Outubro desse ano a Julho de 1911, escreveu cinco romances. Entre eles destacou-se "A Rainha do Sabá", um livro de terror.
Foi a obra "O Fantasma da Ópera" que o tornou imortal, tendo sido publicada em 1910. Curiosamente, nas primeiras semanas foi ignorado pelo público. A obra foi escrita depois de Leroux ter visitado a Ópera de Paris e ter conhecido o seu lago subterrâneo, que realmente existe.
Em 1896, houve um acidente com o candeeiro de tecto da Ópera que caiu sobre a plateia lotada. Ao que parece, foi obra de um militante anarquista que colocou uma bomba no lustre.
Pouco a pouco o livro conquistou o público, tornando-se um grande sucesso.
Em 1925 foi lançado o primeiro filme silencioso e a única versão que foi fiel ao livro de Gaston Leroux.


A vossa Gothic Clare

Enviar um comentário